sábado, 30 de noviembre de 2013

#livros #trans | Geografias malditas: corpos, sexualidades e espaços


Geografias malditas: corpos, sexualidades e espaços / Joseli Maria Silva, Marcio Jose Ornat e Alides Baptista Chimin Junior (orgs.)
Todapalavra, Ponta Grossa, Brasil : 2013 [11]
400 p.
ISBN 9788562450297

ENS / PT / REC
Brasil / Discriminación sexual / Identidad sexual / Testimonios / Transgénero / Transexuales / Travestis / Sexualidad / Sociología

Este livro constitui uma intervenção importante no estudo das geografias de gênero, sexualidade e do corpo. O título Geografias Malditas reflete a extensão em que travestis e transgêneros estão sujeitos a violência física e simbólica na vida cotidiana. Além disso, as experiências de travestis e transgêneros continuam significativamente pouco estudadas e marginais no âmbito das geografias de gênero e sexualidades. Essa marginalização torna o livro uma intervenção particularmente bem-vinda no debate geográfico sobre gênero e sexualidade.

Geografias Malditas está organizado em torno de três seções distintas. A primeira seção, “Geografias travestis, por elas mesmas”, consiste de capítulos de autoria de travestis, em que narram as suas próprias geografias. A segunda seção, “Trajetórias de conhecimento conjunto produzido pelo Grupo de Estudos Territoriais e as travestis”, foi escrita por pesquisadores acadêmicos que trabalham com travestis como voluntários em ONGs. A terceira seção, “Diversos espaços, múltiplas realidades trans”, inclui ensaios sobre geografias travestis e transgêneros escritos por estudiosos de fora do Brasil.

Geografias Malditas contém uma variedade de perspectivas sobre as geografias de travestis e transgêneros. O livro apresenta ensaios baseados em experiências vividas por travestis e transgêneros em um número de localidades que vão desde o Brasil e a Espanha até o Chile e a Nova Zelândia. Eles também examinam essas experiências em uma série de escalas espaciais - por exemplo, em cidades de pequeno porte, como Hamilton, Nova Zelândia, passando por cidades regionais, como Ponta Grossa, até chegar a cidades maiores, como Santiago de Chile. Também é notável que alguns capítulos contemplam as dimensões transnacionais das geografias de travestis e transgêneros. Por exemplo, o capítulo de Joseli Maria Silva trata da migração transnacional de travestis brasileiras para a Espanha. Este ensaio é baseado em entrevistas com travestis brasileiras profissionais do sexo a respeito de suas experiências cotidianas de vida na Espanha.

Um aspecto particularmente inovador deste livro é a primeira seção, em que travestis narram suas próprias experiências de espaço e lugar. As vozes de travestis, transgêneros e outras minorias sexuais estão muitas vezes ausentes das discussões acadêmicas, o que faz com que suas vidas possam ser coisificadas e exotizadas. É, portanto, uma contribuição particularmente importante deste livro que geografias travestis são abordadas a partir das perspectivas de travestis. Esta seção (e o próprio livro, de um modo mais geral) demonstra a necessidade de uma presença muito maior das vozes múltiplas e diversificadas de travestis e transgêneros dentro das geografias de gênero e sexualidades.

Geografias Malditas é um volume pioneiro de ensaios que faz uma intervenção original e inovadora nas geografias de sexualidades. O livro demonstra o dinamismo e a riqueza das geografias de sexualidades no Brasil. Ele também representa um desafio para as geografias de sexualidades, internacionalmente, no sentido de empenhar-se e reconhecer de maneira mais ampla a diversidade das experiências cotidianas de travestis e transgêneros.

ENLACES
Todapalavra | Geografias malditas: corpos, sexualidades e espaços
http://www.todapalavraeditora.com.br/produtos/detalhes/livros/geografias-malditas-corpos-sexualidades-e-espaos.html

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.